Uma publicação da SAEP Sociedade de Análise Existencial e Psicomaiêutica logo SAEP
EDIÇÃO ESPECIAL Caderno de Psicologia Desportiva

 

Artigo

 

Esteróides Anabolizantes
 
Psicanalista Fernando Falabella Tavares de Lima

Não Vacile!!!!! Anabolizante é uma DROGA de ação psíquica que pode causar sérias conseqüências físicas e psicológicas para quem abusa.

O que são?

Esteróides Anabolizantes são drogas derivadas do hormônio masculino testosterona. Eles promovem o crescimento muscular e o aumento de massa corpórea. Embora haja muitos usos médicos, geralmente os anabolizantes são utilizados, por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a aparência física, como drogas ilegais, em academias e clubes esportivos. Este uso não medicinal pode gerar uma série de danos à saúde física e psíquica.
Alguns dos principais esteróides anabolizantes são: Oximetolona, Donazol, Fluoximetil Testosterona, Mesterolona, sendo os mais utilizados no Brasil a Testosterona, o Androxon, o Durateston, o Deca-Durabolin e a Nandrolona. Os anabolizantes possuem vários usos clínicos, nos quais sua função principal é a reposição da testosterona nos casos em que, por algum motivo patológico, tenha ocorrido um déficit.
Além desse uso médico, eles têm a propriedade de aumentar os músculos e por esse motivo são muito procurados por pessoas descuidadas e, na maioria das vezes, desenformadas que querem crescer a qualquer custo!

Como são utilizados?

Anabolizantes são tomados por via oral (pílulas) ou injetados. Muitas vezes são tomadas doses centenas de vezes mais altas que as prescrições médicas. Além disso, os usuários costumam combinar uma série de tipos diferentes de esteróides para aumentar os efeitos.
Vale a ressalva de que esses medicamentos, por serem ilegais, muitas vezes são trazidos do exterior na clandestinidade, sem o menor controle de qualidade, o que representa um risco a mais para os usuários.

Quais são os principais efeitos colaterais?

O abuso de esteróides anabolizantes pode causar tremores, acne, retenção de líquidos, aumento na pressão arterial. Especificamente nos homens: impotência sexual, infertilidade - redução no número de espermatozóides, dores ao urinar. Já nas mulheres: crescimento de pêlos no rosto, problemas no ciclo menstrual, aumento de tamanho do clitóris, alterações no timbre da voz - a voz fica grave.
Além disso, as pessoas que compartilham seringas e agulhas, no uso injetável de drogas, estão correndo sérios riscos de contração de Hepatite e do HIV - Vírus causador da AIDS.
Há órgãos de pesquisa em saúde, americanos, que mostraram que o abuso de esteróides podem causar alterações de humor, com aumento da irritabilidade e da agressividade, episódios de ciúmes paranóico, podendo gerar episódios de violência.
Usuários, muitas vezes, relatam que se sentem deprimidos ao interromperem o uso das drogas. Por vezes, esse fator é um facilitador para o estabelecimento de uma severa dependência. Usa-se a droga para não se sentir deprimido.

Não vacile!!

- Esteróides só devem ser utilizados com acompanhamento médico, portanto, só utilize esteroides se estiver com exames que comprovem as atividades cardio-respiratorias normais.

- As drogas anabolizantes podem causar a morte se usadas indevidamente, causando danos ao seu fígado, sistema reprodutor, canceres, etc... Portanto sempre faça um exame antes e após utilizar esteróides (Algumas drogas tem um alto poder hepatotóxico, ou seja, danificam o fígado, podendo chegar à necessidade de transplantes).

- Não compartilhe seringas nem agulhas em nenhuma hipótese.

- Cuidado com as drogas de origem desconhecida.

Avaliando a situação:

Assim como o uso e o abuso de esteróides anabolizantes vem aumentando, esforços para combatê-los também devem ser intensificados: campanhas informativas e preventivas, práticas de tratamento médico e psicológico e cumprimento da legislação existente, devem ser prioridades no governos do País.
Para as pessoas que utilizam dessas drogas, que fique claro o quanto elas são prejudiciais. Vale à pena refletir e reconsiderar o uso, antes que efeitos irreversíveis possam se manifestar. Em relação às pessoas que pretendem começar a tomar esteróides, a decisão é uma só: informe-se. Se possível evite o início do uso! Certamente há outras formas de ser um atleta bem sucedido e vitorioso, com maior segurança.
Um número cada vez maior de jovens faz uso desse tipo de droga, simplesmente pelos efeitos estéticos. Uso esse que, na maioria das vezes, é iniciado por sugestão de um colega, de um treinador mal informado, ou mal intencionado.
Caso você esteja fazendo uso de alguma droga e esteja preocupado, querendo obter maiores informações, não deixe de nos procurar. Iniciar o uso de uma droga é algo muito rápido e simples, já interromper esse uso...
Nossa sociedade vive um surto de "narcisismo" à toda prova, todos querem ser lindos, altos, fortes, etc. Poucas pessoas estão satisfeitas com a vida que possuem. Espera-se que todo o estresse do dia-a-dia seja colocado para fora através de tentativas frustradas e perigosas de se sentir admirado, seja por qualidades físicas ou/e psíquicas. Porém, qualquer forma de prejuízo à saúde física e psíquica para se atingir esse fim é uma tremenda besteira, podendo gerar sérias conseqüências no futuro.
Esporte é fundamental, como diz o slogan: "esporte é saúde". Acredite nisso, faça muita ginástica, treine bastante, mas não ultrapasse os limites do corpo e da sua inteligência!!

Psicanalista Fernando Falabella Tavares de Lima
Diretor clínico do Netpsi - Núcleo de Estudos e Temas em Psicologia
Home Page:
www.netpsi.com.br
Email:
fernando@netpsi.com.br


Conheça os Psicoterapeutas Existenciais na Internet

Inscreva-se nos Cursos à Distância da SAEP:

Curso de Introdução ao Existencialismo

Curso Diálogo Maiêutico e Psicoterapia Existencial

Estude sem sair de casa

LIVROS RECOMENDADOS


Existencialismo - SAEP - Jornal Existencial - Psicologo Jadir Machado Lessa - Psicoterapeutas Existenciais

Copyright ©1999 - Todos os direitos reservados à SAEP - Sociedade de Análise Existencial e Psicomaiêutica. Webmaster: Jadir Lessa jadirlessa@msm.com.br

SAEP: Rua Conde de Bonfim, 370 Sala 1004 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20520-054 - Telefax (021) 264-8615