EDIÇÃO ESPECIAL

Caderno de Psicoterapia Existencial

 

ARTIGO

 

A Origem da Psicoterapia Existencial

Existir é emergir, revelar, sobressair. Psicoterapia Existencial é a investigação do indivíduo na busca de lhe fazer sobressair ou revelar, livremente, o que nele há de individual, particular, único e concreto. É a busca de sua auto-expressão mais autêntica e do compromisso sincero com as próprias escolhas existenciais. 

Segundo Rollo May, em seu livro Existencia, a  Psicoterapia Existencial surgiu espontânea e simultaneamente, no início do século XX, em diversos países da Europa: Alemanha, França, Suíça e Holanda como tentativa de superar uma certa insatisfação com relação à Psicanálise, tanto com os seus resultados clínicos quanto com a sua formulação teórica e, também, para procurar preencher algumas lacunas sobre a compreensão humana deixadas por ela. 

Entretanto, a Psicoterapia Existencial não deve ser considerada como uma das correntes derivadas da Psicanálise, tais como as de Adler, Jung e muitos outros, pois dela muito se difere, com relação ao método e a técnica.

Os primeiros Psicoterapeutas Existenciais foram Erwin Strauss e V. E. Von Gebsatell na Alemanha; Eugene Minkowsky na França; Ludwig Binswanger, A. Storch, Medard Boss, G. Bally, Roland Kuhn e outros na Suíça; e J. H. van den Berg, F. J. Buytendijk e outros na Holanda. 

A Psicoterapia Existencial centra-se no encontro entre o Psicólogo e o cliente, utilizando como método a Fenomenologia e, como técnica, o diálogo socrático. Busca na auto-expressão autêntica o compromisso do indivíduo consigo mesmo, o sentimento de responsabilidade pela própria existência e a liberdade para o indivíduo fazer as suas próprias escolhas, descobrindo quem ele de fato é e construindo quem ele quer ser. 

Os principais temas Existencialistas são angústia, solidão, crises existenciais, liberdade, escolha, risco, compromisso, encontro, responsabilidade, autenticidade, diferenças individuais e projetos de vida. 

Psicólogo Jadir Lessa
Psicoterapeuta Existencial
Autor dos livros Solidão e Liberdade e A Construção do Poder Pessoal

Autor dos seguintes artigos publicados no Jornal Existencial:

A Ética Como Estética da Existência

A Origem da Psicoterapia Existencial

Solidão e Liberdade 

Humano, Simplesmente Humano

A Construção do Poder Pessoal 

A Felicidade como Possibilidade Existencial 


Inscreva-se nos Cursos à Distância:

Curso de Introdução ao Existencialismo

Curso Diálogo Maiêutico e Psicoterapia Existencial

LIVROS RECOMENDADOS


Os livros Solidão e Liberdade e A Construção do Poder Pessoal são vendidos exclusivamente pelo Correio para todo o Brasil, pelo preço de R$ 20,00, cada exemplar. Clique aqui para encomendar.

 

©1999 - Todos os direitos reservados à SAEP - Sociedade de Análise Existencial e Psicomaiêutica Webmaster: Jadir Lessa.

 

 Rua Conde de Bonfim, 370 Sala 1005 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20520-054 - Celular (021) 9323-2129